MENU

Assoeva joga bem, mas derrotada pela Intelli

Brigada Militar de cumpre mandado de priso

Defesa Civil Crédito: Portal RVA

Cheia do Rio Taquari avana e j bloqueia passagem na ERS-130

Agora inicia a retirada de famlias ribeirinhas que pode avanar noite a dentro

  • Cheia do Rio Taquari avana e j bloqueia passagem na ERS-130
    Foto: Divulgação

Após a administração municipal formalizar decreto de Situação de Emergência devido às fortes tempestades de granizo e índice elevado de chuva em curto espaço de tempo, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires estão em alerta na região ribeirinha, em Vila Mariante. O nível do Rio Taquari, no Porto de Estrela, segue em elevação e a expectativa é de que poderia chegar próximo a 23 metros, o que causaria problemas aos moradores das regiões mais baixas em Vila Mariante.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o nível do rio Taquari chegou a 21,57 metros às 14h e 21,81 às 15h desta sexta-feira, 15. Para que o Rio comece a transbordar em Vila Mariante, este nível precisaria atingir entre 23 a 24 metros. A equipe que coordena as medições informa que o rio segue subindo, mas a tendência é de que não chegue a 23 metros caso o tempo se mantenha estável, ou seja, sem chuva. Porém com o nível da tarde a ERS-130 que liga Vila Mariante a Lajeado já está bloqueada. Agora inicia a retirada de famílias ribeirinhas que pode avançar noite a dentro. Ao meio dia já estava bloqueada a estrada que liga Vila Mariante a Linha Chafariz.

RESIDÊNCIAS ATINGIDAS

A Defesa Civil repassou informações sobre os estragos e prejuízos causados pela chuva de granizo que caiu durante a madrugada de segunda-feira e também durante a manhã de quinta-feira no Município. Foram 214 residências atingidas e os moradores solicitaram lonas e telhas. O decreto de Situação de Emergência foi acionado para que, em caráter emergencial, permita a compra de lonas e telhas no valor de até R$ 30 mil. O limite por família atingida é de até 20 unidades de telha.

Tags: